
Com o elevado índice de acidentes de trânsito ocorrendo em Matupá bem como toda região muitas vezes causados por falta de atenção de condutores de veículos tanto no perímetro urbano quanto nas rodovias estaduais ou federais, os profissionais da saúde do município viram a necessidade de se capacitar no que diz respeito aos primeiros socorros às vitimas de acidentes no município.
O curso de primeiros socorros é mais uma ação da secretaria municipal de saúde reivindicada junto ao corpo de bombeiros da regional de Colíder que atendeu ao pedido da equipe da secretária de saúde Meyre Aparecida Assunção.
O soldado Ederson F. Wittes do corpo de bombeiros de Colíder disse que este curso tem o objetivo de estar melhorando a capacidade técnica dos socorristas haja vista que estudos apontam que mais de 70% de vítimas com fraturas ou lesões chegam pior no hospital do estavam até o atendimento pré-hospitalar, ou seja, pessoas sem instruções podem agravar a situação da vítima sem conhecimentos técnicos ou sem que se tomem as medicas essenciais de primeiros socorros.
O soldado Wittes alerta ainda a população em geral que ao se deparar com um acidente com vítima para que contate o mais urgente possível o socorro médico ou então aguarde a chegada dos profissionais que são capacitados para este tipo de atendimento.