
Estão abertas as inscrições para mais um Curso na Secretaria de Cultura de Matupá, trata-se de “ARTESANATO EM COITÉ”, fruto de uma árvore comum em nossa cidade e região, que serve como matéria prima. No curso será trabalhado a forma de preparação do material para serem aplicadas algumas técnicas de pintura.
As inscrições abrem hoje, dia 16/03/2015 e terminam quando acabarem as vagas, que são limitadas. O curso inicia dia 07/04/2015 (terças-feiras), das 13h:30min às 15h:30min, serão 10 horas de curso com direito à certificado. Cada cursista receberá uma “muda da planta”, para cultivo no quintal de casa.
A iniciativa permitirá que através desse curso os artesãos de nossa cidade tenham mais um tipo de artesanato para ser aplicado em seus negócios, pois o produto final gera fonte de renda, ressaltou a secretária Vânia Becker.
Curiosidades sobre a planta:
O coité também é conhecido como cuieira, coité, coité, berimbau ou cabaça. Nativo de zonas tropicais da América Central, foi introduzido na América do Sul, no Brasil é mais comum no Norte e Nordeste. Ele tem várias utilidades, pode ser utilizado como caixa de ressonância em berimbaus (instrumento musical afro-brasileiro). Os índios de regiões amazônicas usam como canecas para refeições e para tomar água. Em outras áreas usam como bacias para jogar água no corpo durante o banho. No Pará é muito utilizado como cuia para servir o “tacacá”. As folhas são utilizadas na medicina alternativa como diurético. As sementes podem ser consumidas depois de cozidas, possuindo elevado conteúdo proteico.
Fonte de referência para pesquisa: www.florestaaguadonorte.com.br/galeria-da-pagina-inicial/fruta-da-amazonia/cuia/