
O prolongamento da MT 322, antiga BR-080 era uma questão de logística para o desenvolvimento da região norte, transporte de produção e ligação entre dois extremos do estado.
O prefeito Valter Miotto de olho nesta projeção, deu início as ações para que o projeto de fato passasse pelo interior município de Matupá, assim como era o projeto original de prolongamento.
Com parlamentares defendendo outra visão Valter contou com o apoio forte do Governador de Mato Grosso Silval Barbosa e o deputado estadual Romoaldo Junior do PMDB, ambos defendendo a mesma ideia de Miotto, manter o traçado original.
A efetivação do traçado foi divulgada no diário oficial, na PG 09, o secretario de transporte no uso de suas atribuições legais resolve; aprovar o prolongamento da rodovia MT-322 fazendo ligação entre a BR-163, Município de Matupá e a MT-419 no município de Novo Mundo.
A rodovia vai passar por toda a Gleba Liberdade, pela Linha do Peixe, Linha da Fartura sentido Flor da Serra e Rio Braço norte até se encontrar com a MT-419 no município de Novo Mundo criando conexão com a região de Carlinda, Alta Floresta e outros municípios.