Projeto habitacional “Sonho Meu” vai ser idealizado com Nome Bairro Irmã Adélis
Autor: Cesar Silva Data: 27 de Abril de 2021

Projeto habitacional “Sonho Meu” vai ser idealizado com Nome Bairro Irmã Adélis

A majestosa Irmã Adélis iniciou seus trabalhos em Mato Grosso no ano de 1973, junto ao grupo de irmãs missionárias se instalaram na cidade de vera, Irmã Adelis se destacou naquele município proporcionando atendimentos na saúde e a criação do hospital de vera que havia objetivo único, ajudar as pessoas que sofria demasiadamente da Malária.

Após deixar marcas no município de Vera, o grupo de Irmãs se deslocaram para o município de Matupá, a convite do Bispo Dom Henrique. Com a fundação da paróquia no município era necessário o apoio das irmãs na formação de lideranças e nos trabalhos pastorais.

Em função da enorme epidemia de malária que assolava aquela época , o bispo solicitou ao grupo de irmãs ao menos uma que pudesse ajudar na área da saúde. Ao ver a situação, a Irmã Adélis iniciou sua passagem gloriosa em Matupá.

Em 12 de fevereiro de 1986 as irmãs Missionárias de Santo Nome de Maria iniciaram suas missões no município de Matupá, em uma época assolada pela sonho da conquista do ouro, onde muitas pessoas se deslocavam ao interior de matas virgens, o que criavam as condições ideais para o aumento de casos de malária, doença que fez inúmeros paciente na época.

Mesmo com grandes dificuldades a Irmã Adelis não temeu e continuou bravamente em sua jornada, o primeiro passo da época seria a criação de um lugar para fazer o atendimento dos pacientes.

A Agropecuária Cachimbo fez a doação do terreno, a comunidade local se mobilizou e criou o centro de atendimento para pessoas com malária. O objetivo do centro era realizar a famosa “lamina”, assim o tratamento era diagnosticado e realizado durante o dia até ao anoitecer.

Devido a procura por terras e ouro, muitas pessoas se deslocaram até a região, pessoas que não tinham lugares para ficar, novamente as Irmãs em conjunto com comunidade se organizaram e construíram um albergue, para pessoas que não tinham onde ficar, pudesse se refugiar, lugar conhecido como “Casa da Malária”.

Irmã Adélis era conhecida como uma pessoa serena, a sua tranquilidade ajudava as pessoas a se acalmar no momento do tratamento.

Adelheid Helena Schwaenen, assim Irmã Adélis ensinava o seu nome civil, onde muitas pessoas criaram um amor pela religiosa.

Em uma época com índices de mortalidade imensos, a insegurança, o surto de malária, as péssimas condições de mobilidade, não deixaram a desanimar, aliás, as situações da época motivaram ainda mais a Irma Adelis, que realizava doações de roupas, comidas, medicando os enfermos.

Durante todo sua prestação de serviço o que mais marcou em sua missão, era a criação da fé, a Irmã Adélis espalhava mensagens de carinho, de muito amor por onde passava, uma verdadeira apaixonada pelo ser humano, religiosa que não havia medo da vida, pois havia contigo o maior dom de Deus , a fé.

Em 24 de fevereiro de 1998 irmã Adelheid Helena Schwaenen, ou simplesmente irmã Adélis, partiu para eternidade deixando perpetuado o brilho de suas ações, o perfume do amor que ela dedicou aos seus semelhantes e o compromisso extremamente necessário de continuar semeando a caridade e o amor.

 

 

Siga nos nas redes sociais

Prefeitura Municipal de Matupá:

https://www.facebook.com/prefeituramatupa

https://www.instagram.com/prefeitura_matupa/?hl=pt-br

https://www.youtube.com/channel/UCE4aSAjKq_Nj0semTIkQ41Q

 

Prefeito Fernando Zafonato:

https://www.instagram.com/zafonatofernando/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/fernando.zafonato.5

https://www.facebook.com/Zafonato

 



Prefeitura Municipal de Matupá

Av. Hermínio Ometto nº 101 Bairro ZE - 022 CEP – 78.525-000 Matupá-MT

(66) 3595-3100

Atendimento de segunda a sexta 07h00 as 11h00 ao Público, Interno 13h00 as 17h00