Hoje pela manhã (16/03/2021) foi realizada na sede da prefeitura municipal de Matupá, a primeira reunião com a sociedade e o executivo municipal. A pauta da reunião foi tratar sobre a forma que está se encontrando os serviços hídricos prestados pela empresa Águas de Matupá, detentora e responsável pela gestão de fornecimento de água e a captação sanitária de todo município.
Visto que nos últimos anos a empresa Águas de Matupá vem tendo grandes pendências com o município, em se tratando de esgoto a empresa não entregou e nem está recolhendo o que foi declarado no contrato de concessão. Em se tratando de água é corriqueiro a falta da água nas residências do município, sendo que quando possui a água que deveria ser corretamente tratada chega até as torneiras com aparência de sujeiras.
Na reunião o prefeito Fernando Zafonato presidiu e explicou detalhadamente o contrato de concessão e explicou os motivos do porquê a empresa Águas de Matupá está nessa embromação com a sociedade. A ideia do executivo é mostrar a sociedade passo a passo do que pode ser feito para cobrar, fiscalizar ou até mesmo intervir na concessão.
Diversos líderes da sociedade privada, instituições públicas , OAB, Policia Militar, Colonizadora, imprensa local e Legislativo foram convidados para participar, que contou com representantes da empresa Águas de Matupá.
Foi definida a criação do Conselho de Saneamento Básico, que tem o intuito de fiscalizar e elaborar uma solução para resolver os problemas que vem acontecendo na prestação do serviço de fornecimento de água para com os munícipes de Matupá.
Na discussão foi definido o primeiro passo que será a notificação da empresa por parte do executivo municipal.
O prefeito Fernando Zafonato que durante a campanha eleitoral falou da criação do conselho e hoje está cumprindo o que foi prometido foi bem duro durante a reunião e entrevista nos falou “O conselho vai ser muito atuante, toda a sociedade quando se organiza, cria força e é com essa força que vamos estudar a melhor maneira para solucionar a falta de água e o desrespeito com a sociedade, se for preciso vamos intervir e até mesmo rescindir o contrato com a empresa Águas de Matupá, tudo isso democraticamente em análise em conjunto com o conselho sanitário".
Como foi estabelecido pelo prefeito e vice-prefeito, vai ser entregue cópias do contrato para todos os membros do conselho e por sua vez estudar para criar uma solução, o próximo passo é se reunir novamente para que haja uma nova discussão, já com ideias.