O CREAS de Matupá realizou uma reunião para debater meios contra a violência doméstica.
Autor: Prefeitura Municípal de Matupá Data: 26 de Março de 2024

O CREAS de Matupá realizou uma reunião para debater meios contra a violência doméstica.

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, na secretaria de assistência social, uma ação realizada pelo CREAS, Centro de Referência de Assistência Social. O objetivo da reunião é estreitar os laços no quesito apoio e recolhimento das vítimas dos casos de violência doméstica no município de Matupá.

O CREAS realiza o trabalho de acompanhamento às vítimas e famílias que sofreram algum tipo de violência doméstica, abuso psicológico, físico, sexual, tanto a pessoa idosa, pessoa com deficiência e as crianças e adolescentes.

“É uma ação designada pelo governo e a realização dessa reunião ampliada com a rede é para conhecermos as demandas, solicitar que sejam encaminhadas as famílias ao CREAS. E é importante essa união de forças, para podermos atender melhor essas famílias. Infelizmente, poucas vítimas buscam o nosso serviço, por isso estamos aqui buscando essa rede, para chegarmos ainda mais a essas vítimas.” Disse Vânia Soares, assistente social.

A reunião contou com a presença da PM de 2° CIA de Matupá, presidente do concelho de mulheres de Matupá, Julia Uczai, secretária de Assistência Social Juliana Carbonera, representantes da secretaria de saúde e representantes do sistema judiciário.

Essa ação de unir as instituições é uma forma de definir ações e criar novas ideias, no enfrentamento, prevenção e também é um meio de levar todas as vítimas que precisam do CREAS a receber atendimento.

“Como instituição de segurança pública, vemos essa reunião muito proveitosa e estaremos aqui, como sempre, apoiando. O nosso objetivo, como foi visto na reunião, é de fato trabalharmos juntos contra a violência doméstica”. Afirmou o 2° Sargento PM Alves de Matupá.

Segundo a Agência Senado, três a cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, conforme a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV).

“ Estamos aqui para motivar as mulheres, todas elas, se existir a violência doméstica, busquem denunciar, façam o Boletim de Ocorrência, infelizmente a violência é uma realidade de muitas mulheres, e devido a esse cenário, devemos cuidar das nossas mulheres que precisam”. Finalizou a presidente do conselho da mulher, Julia Uczai.



Prefeitura Municípal de Matupá

Av. Hermínio Ometto nº 101 Bairro ZE - 022 CEP – 78.525-000 Matupá-MT

(66) 3595-3100

Atendimento de segunda a sexta 07h00 as 11h00 ao Público, Interno 13h00 as 17h00

Privacidade