Na tarde desta quinta-feira (07/08), a sede do Rotary Clube de Matupá foi palco da 1ª Conferência Livre Territorial de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o lema “Democracia, Liberdade e Conquista para Todas”, o evento reuniu dezenas de mulheres atendidas pelos programas da Secretaria de Assistência Social do município, além de representantes da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, OAB – 14ª Subseção, Ministério Público, Fórum Municipal e Polícia Civil. A conferência teve como propósito discutir, propor e fortalecer políticas que garantam mais direitos, segurança, respeito e oportunidades para as mulheres matupaenses.
O evento marcou a integração do município à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, promovendo um espaço de escuta, troca de experiências e reconhecimento mútuo. Além das atividades formativas e rodas de diálogo, a tarde foi uma oportunidade de reforçar os laços de solidariedade, acolhimento e empoderamento. A presidente da Câmara, vereadora Andrea Avaré, destacou a importância da união institucional em defesa das mulheres, enquanto lideranças locais reforçaram o compromisso com o fortalecimento da rede de apoio.
A secretária de Assistência Social, Juliana Carboneira, ressaltou a importância histórica do momento: “Esse é um marco para o município. Estar alinhados com a Conferência Nacional é um passo fundamental para garantir que nossas mulheres sejam ouvidas e respeitadas em todos os espaços. Nosso objetivo é promover políticas públicas eficazes, construídas com escuta ativa e participação. Aqui, cada mulher é protagonista de sua própria história, e esse evento reforça isso com diálogo, união e empatia.”