A Dengue em Matupá ainda é uma realidade muito presente. Apesar dos trabalhos dos Agentes de Combate a Endemias, Fiscais Sanitários e Agentes Comunitários de Saúde dentre outros profissionais da saúde e das Secretarias Municipais ainda temos as parcerias das escolas de entidades não governamentais e de munícipes que estão preocupados com a saúde municipal. Mesmo assim com todos trabalhando e falando sobre a dengue ainda não se conseguiu que a sociedade em geral se sensibilizasse quanto aos cuidados de prevenção contra o Aedes aegypti.
Muitos depósitos ainda são encontrados com facilidade pelo mosquito, apesar da coleta de lixo ser uma realidade em nosso município algumas pessoas ainda insistem em depositar o lixo em terrenos baldios, ao lado de suas casas ou simplesmente jogam por cima do muro o que não lhes serve mais.
O numero de notificações ainda é baixo mas é preocupante a positividade das larvas. É preciso que todos trabalhemos em prol a limpeza de nossos terrenos, cuidados com depósitos fixos como piscinas, toneis, caixas de água, calhas dentre outros que são preocupantes. É preciso se dedicar pelo menos cinco minutos diários no combate a dengue, olhe bem seu quintal e ajude a fiscalizar possíveis criadouros.
Qualquer que seja o deposito que acumule água ele deve ser eliminado ou tratado pois é um criadouro em potencial do Aedes aegypti e pode adoecer uma grande parte da população.
Vamos juntos eliminar este problema de saúde publica de nosso município. Denuncie para a Secretaria de Saúde 66-3595-1783 fale com a Vigilância Ambiental ou Sanitária. Peça providências, em Matupá é Lei manter o terreno, casa ou órgão publico limpo, sem depósitos que acumulem água parada.