CREAS desenvolve palestra sobre a Não Violência Contra a Mulher
Evento foi realizado na Escola Luíza Miotto localizada no Bairro Cidade Alta. Autor: Assessoria de Comunicação Data: 04 de Dezembro de 2016

CREAS desenvolve palestra sobre a Não Violência Contra a Mulher

O Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – CREAS, realizou na noite desta terça-feira (29) na Escola Estadual Luiza Muitto (CEJA), localizada no Bairro Cidade Alta, a palestra sobre a ‘Não Violência Contra a Mulher’.

Na oportunidade a Psicóloga, Marlene Tomaz Borges, falou sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres, como: a violência física, psicológica, assédio sexual, moral, patrimonial, intrafamiliar/doméstica, conjugal e institucional.

Com recursos audiovisuais foram elencados dados estatísticos que revelam uma triste realidade, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica.

“A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, está presente em todo o mundo”, enfatizou Marlene Tomaz.

O combate à violência contra a mulher, exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. Como problema público, exige políticas públicas, decididas e devidamente apoiadas. O CREAS Matupaense trabalha com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais e técnicos que atuam no sentido de prestar toda assistência, auxílio, amparo e acompanhamento sistematizado as mulheres e principalmente na preservação de seus Direitos Humanos.

As mulheres devem se unir cada vez mais e continuar o trabalho para conquistar os espaços de cidadania, fazendo valer os seus direitos e ter uma maior participação nas políticas públicas e na promoção da justiça social.

No município, a rede de enfrentamento é composta pelo CREAS, Conselho Municipal da Mulher, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, CRAS, Defensoria Pública, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, e demais órgãos governamentais e não governamentais, além do apoio incondicional do serviço de segurança pública.

A Coordenadora do CREAS, Graziela da Rocha Ribeiro e a Assistente Social Vânia Teodoro Soares Correia, destacaram a importância da denúncia por parte da comunidade para minimização dos índices de violência contra a mulher.

O Ligue 180 é um canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina de todo o país (a ligação é gratuita). Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, e esta amparada pela Lei Maria da Penha.

No encerramento do evento foram sorteadas camisetas alusivas ao Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher, comemorado em 25 de novembro.



Prefeitura Municipal de Matupá

Av. Hermínio Ometto nº 101 Bairro ZE - 022 CEP – 78.525-000 Matupá-MT

(66) 99222-2560

Atendimento de segunda a sexta 07h00 as 11h00 ao Público, Interno 13h00 as 17h00