
A comissão organizadora da Expomatupá 2014 juntamente à equipe do INDEA de Matupá numa forma de prevenção de uma possível contaminação dos animais optou por cancelar a cavalgada que aconteceria no dia 28/06 dentro da programação da 5º Expomatupá.
Conforme ressaltou a responsável pelo INDEA em Matupá Bruna Caterine Weirich a doença que atinge os animais mais conhecida como Mormo também pode atingir as pessoas, portanto a preocupação dos organizados em prevenir a população e participantes do evento.
A preocupação é maior já que se teve um caso diagnosticado em mato grosso no mês de maio daí a exigência em todos os eventos do exame contra o Mormo, e com a dificuldade de encontrar o laboratório para análise onde existem apenas dois em todo Brasil exigindo assim um certo tempo para análise dos animais, optou-se por cancelar a cavalgado em Matupá.
Mormo ou Lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei mais frequente em equídeos (cavalos, asnos e mulas), mas podendo também ser contraída por outros mamíferos, como cachorros, gatos, bodes e inclusive o homem.