
Durante toda esta semana, profissionais da Vigilância em Saúde de Matupá participam de uma capacitação na Escola Estadual 19 de Julho, em Peixoto de Azevedo. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, em parceria com os Escritórios Regionais de Saúde de Peixoto e Colíder, e tem como foco o enfrentamento a acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões e aranhas.
O curso envolve teoria e prática, com atividades em sala de aula e também visitas em campo, realizadas em bairros de Peixoto. Os profissionais aprendem a identificar, coletar e controlar esses animais, além de receberem orientações para repassar os conhecimentos à população em seus municípios de origem, promovendo educação em saúde e prevenção de riscos.
“Hoje é uma ação importante porque vem trazendo um trabalho muito especial de identificação, manejo e as primeiras ações em relação a animais peçonhentos aqui da região de Matupá, Peixoto e também da região de Colíder”, destacou Márcia Alves Brito, técnica responsável pelo Programa de Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado de Saúde.