A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
A conferência do polo de Matupá aconteceu no CEFAPRO, autoridades como o prefeito Antônio Pereira Sobrinho, diretora do CEFAPRO Marta Tibolla e representantes da Seduc e demais coordenadores.
A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, o Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
As conferências nacionais de educação são coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. Objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação, municipal, estadual e nacional. O prefeito agradeceu a presença de todos e fica feliz por Matupá sediar o evento.
Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.