Prefeitura de Matupá encaminha pneus inservíveis para processo de reciclagem
Publicado em: 03/04/2018 ás 13:45:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

Na manhã deste sábado de aleluia (31) as Secretarias de Saúde e de Obras atuam juntas na ação de encaminhamento de pneus velhos e inservíveis para o processo de reciclagem. Uma vez que se jogados aleatoriamente na natureza são potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, chikungunya, zíka vírus e febre amarela.

É importante lembrar que a borracha é um grande poluidor ambiental, pois se trata de um material de longo processo de decomposição.

Além do ECOPONTO localizado na Zona Regional, a Prefeitura Municipal de Matupá disponibilizou um Barracão Coberto em anexo ao novo Pátio de Máquinas as margens da rodovia MT-322 para o acondicionamento e armazenamento adequado deste tipo de material.

A Vigilância Epidemiológica esteve reunida com os proprietários de borracharias e estabeleceu uma parceria para que esses pneus fossem levados aos ECOPONTOS, e a partir daí a Secretaria de Obras assumiria a responsabilidade do armazenamento correto.

O município de Matupá tem um convênio com a Empresa Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus inservíveis. Mais de 10.000 pneus estão armazenados dentro de normas específicas de segurança e higiene. O Coordenador da Vigilância, Francisco Oliveira lembrou que serão necessárias pelo menos quatro viagens de carreta para zerar a estocagem.

O Prefeito Valtinho Miotto esteve acompanhando os serviços e lembrou que em Matupá existe a consciência ambiental, pois os pneus potencializam os focos de dengue e se descartados de forma errada provocam entupimentos de redes de esgoto, poluem os rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários. Se forem queimados de forma errada, geram poluição atmosférica.

“Um pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor. Por isso, é fundamental e necessário este trabalho de coleta, armazenamento e destinação final. Acredito que investir em educação ambiental e na reciclagem deva ser prioridade em todas as gestões públicas e reflete diretamente na diminuição dos problemas de saúde. Parabenizo as Secretarias de Obras e de Saúde por manterem em operação os ECOPONTOS criados pela nossa administração”, disse o Prefeito Valtinho Miotto.

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá