Prefeito e Vereadores reúnem-se com a Diretoria do CONSEG
Publicado em: 08/05/2018 ás 07:03:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

Reunião de Trabalho agendada pelo Prefeito Municipal de Matupá, Valtinho Miotto e o Presidente da Câmara de Vereadores, Cleber Cardoso, aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) com a participação dos membros da Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEG, o Delegado de Polícia Judiciária Civil, Claudemir Ribeiro Souza e o Comandante da CIA de Polícia Militar, Tenente Herbe Rodrigues.

Na oportunidade os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo cobraram informações do CONSEG, relativas ao cumprimento de suas atribuições junto a comunidade, como por exemplo, a realização do ato de posse dos membros, audiências e reuniões públicas para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas na área de segurança, além do desenvolvimento de campanhas educativas e o estreitamento de relações institucionais junto as Polícias, Ministério Público, Poder Judiciário, Câmara e Prefeitura Municipal.

Fizeram parte da pauta os seguintes assuntos: fiscalização por parte da Polícia Militar e o cumprimento da Lei Municipal que trata do impedimento-proibição do trânsito de caminhões nas vias urbanas da cidade, uma vez que Placas de Sinalização já foram instaladas.

Foram solicitadas das forças de segurança, a intensificação e otimização dos serviços de investigação e inteligência policial para se chegar com mais rapidez a apuração dos crimes e responsabilização dos autores dos delitos.

Existe uma grande preocupação da sociedade em relação ao avanço do tráfico de entorpecentes e a maior freqüência nos casos de roubos, furtos e assaltos. Neste sentido o Prefeito e os Vereadores cobraram das Polícias Militar e Civil a realização de operações mais contundentes nos campos preventivo, ostensivo e repressivo de combate a criminalidade visando a manutenção da ordem e segurança pública nas zonas urbana e rural.

A Prefeitura e Câmara de Matupá apoiarão o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) no projeto de implantação do Sistema Municipal de Vídeomonitoramento de pontos estratégicos da cidade, desde que seja contratada uma empresa habilitada, especializada e idônea para instalação das câmeras e equipamentos, bem como para proceder as manutenções técnicas supervisionadas pelo conselho e órgãos de segurança.

Os participantes da reunião foram unânimes em solicitar do CONSEG que sejam tomadas todas as precauções e medidas de controle de acesso, operação das câmeras, monitoramento e do banco de arquivos para que não ocorra a banalização e mau uso das imagens dos delitos nas redes sociais, como vem ocorrendo em Peixoto de Azevedo. Fator este que facilita a ação dos criminosos e principalmente a sua migração para outros municípios.

O Prefeito Valtinho Miotto aproveitou o ensejo para informar que estão em andamento as tratativas junto a SESP-MT para que Matupá se torne um Pólo Regional de Segurança Pública.

A atual administração colocou a disposição do Estado os terrenos, serviços de terraplenagem e deverá repassar ao CONSEG os recursos financeiros a serem obtidos por meio da venda do imóvel público onde funciona atualmente a Delegacia de Polícia Civil para que seja construído do Complexo de Segurança Pública composto pelos prédios das Delegacias Municipal e Regional de Polícia Judiciária Civil. Com uma proposta regionalizada de médio prazo, a expectativa é de que nesta área se construa as sedes do Comando Regional PM, Cia de Polícia Militar, POLITEC, Corpo de Bombeiros e a própria CIRETRAN.

Uma das observações feitas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública diz respeito a localização estratégica da cidade no entroncamento da BR-163 com a MT-322 (Antiga BR-080), a logística de transporte que inclui um aeroporto habilitado pela ANAC com possibilidade no futuro de receber aeronaves de grande porte, o empenho e visão política regional do Prefeito Valtinho Miotto em doar os terrenos em áreas estratégicas, a contribuição financeira da Prefeitura para edificar os referidos prédios, além de outras questões meramente técnicas que possibilitam dotar Matupá deste Pólo Regional das Forças de Segurança do Estado de Mato Grosso.

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá