Palestras sobre saúde preventiva nas UBS de Matupá
Publicado em: 27/02/2017 ás 10:22:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo palestras de caráter educativo nas unidades básicas de saúde de Matupá. Desta vez os adolescentes e jovens do Bairro Cidade Alta conheceram um pouco mais sobre os malefícios causados pelas Drogas Lícitas e Ilícitas.

Uma equipe multiprofissional composta por: Psicólogo, Enfermeira Padrão, Técnico em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, esclareceu a juventude que compareceu maciçamente na Unidade Básica de Saúde sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, consideradas drogas lícitas por serem permitidas por lei.

"O álcool e o cigarro aparecem no topo da letalidade entre as drogas lícitas. Elas causam dependência, várias doenças, como câncer, ataques cardíacos, cirrose hepática e são grandes responsáveis por um alto índice de mortalidade por causas evitáveis", salientou a Enfermeira Padrão, Claudia Amanda Gudeiky.

Uma abordagem mais forte e direcionada foi feita com relação as drogas ilícitas, aquelas proibidas por lei de serem produzidas e comercializadas. As mais conhecidas são maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, anfetaminas, ópio, entre outras.

As consequências das drogas ilícitas são: problemas cardíacos, circulatórios (inclusive trombose), derrame cerebral, necrose cerebral, insuficiência renal, depressão, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções sexuais e respiratórias, câncer, convulsões e morte por overdose.

Através de fotos e filmagens foi chamada a atenção dos adolescentes e jovens sobre os prejuízos causados a saúde humana, caso venham utilizar essas drogas. Além das consequências físicas existe a degradação pessoal, emocional, social, a dissolução familiar, enveredamento pelo crime e o sofrimento tanto do dependente quanto da família.

"É importante lembrar que a maioria das drogas e até medicamentos (analgésicos, por exemplo) sendo lícitos ou ilícitos podem causar dependência. No entanto, as dependências são tratáveis. Procure o serviço público de saúde. Ajude quem você ama a se tratar", destacou o Psicólogo Leandro Moura.

Para concluir o circuito de palestras da semana, os Agentes de Combate a Endemias falaram sobre a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Eles chamaram os jovens para se tornarem soldados de combate ao Aedes Aegypti, tomando todos os cuidados necessários para eliminação do mosquito transmissor.

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá