Mutirão de Coleta do Preventivo do Câncer de Colo Uterino acontece neste sábado
Publicado em: 27/07/2017 ás 23:40:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá estará realizando neste sábado dia 29 de julho nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Centro, União, Jardim das Flores e Cidade Alta a campanha e mutirão de coleta do exame preventivo do câncer de colo uterino.

Uma equipe composta por enfermeiras padrões, técnicas em enfermagem e agentes comunitárias de saúde está sendo mobilizada para o processo de recepção, coleta e o encaminhamento para o laboratório especializado. O horário estabelecido é das 8:00 as 17:00 horas sem intervalo para o almoço.

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. Este câncer é altamente prevalente na população feminina. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária.

No Brasil está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, perdendo para mama, intestino (colon e reto), com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. A mortalidade pode chegar a 5 casos em 100.000 ao ano.

Os fatores de risco para a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e consequentemente para as lesões pré-cancerosas e o câncer estão associados ao comportamento sexual, hábitos de vida e algumas doenças.