MPE traz Peça Teatral contra o Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Publicado em: 22/05/2018 ás 11:31:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

O Ministério Público Estadual realizou nesta sexta-feira (18) ação de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Promotoria de Justiça Matupaense trouxe a Companhia de Vostraz de Teatro de Cuiabá-MT para apresentação de dois espetáculos nas Escolas Mundo Encantado da Criança e Cecília Meireles.

Através desta nova metodologia lúdica proposta através de uma peça teatral, as crianças foram alcançadas com informações que facilitam no processo de compreensão do assunto. Elas também são alertadas sobre os riscos e formas de violência e exploração sexual. De um jeito mais assimilativo os estudantes foram orientados sobre como se defender e se proteger destes ataques com o apoio da Rede Protetiva como o MPE, Conselho Tutetar, CREAS e CRAS.

Os atores e atrizes da CIA Vostraz atuaram e prendenram a atenção dos alunos e professores por aproximadamente 45 minutos, onde foi abordada a questão do abuso e exploração sexual infantil e demonstradas ações preventivas.

“É a utilização das Artes Cênicas para tratar deste importante tema e romper os pactos de silêncio acerca da violência contra crianças e adolescentes, mas principalmente um forte instrumento para instigação e conscientização sobre a importância da denúncia através do Disque 100”, comentou a Promotora Dra. Rebeca Rego.

A peça é um alerta às famílias Matupaenses para sempre estarem atentas e acompanhar de perto o dia a dia dos filhos, e serve também para relembrar a sociedade sobre a importância de se confrontar, conversar e discutir esse problema presente cada vez mais crescente no país.

A Juíza da Comarca de Matupá, Dra. Suelen Barizon, salientou que cabe a cada cidadão fazer sua parte, denunciando essa atitude deplorável. A magistrada citou o Artigo 227 da Constituição Federal de 1988.

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

São parceiros da Promotoria de Justiça de Matupá na realização desta programação especial do Dia de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Poder Judiciário, Secretarias de Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente e os Diretores das Escolas Públicas Municipais e Estaduais.  

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá