Educação em Saúde: Gestantes do Cidade Alta recebem orientações e acompanhamento
Publicado em: 27/02/2017 ás 10:29:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá através da Coordenação de Educação em Saúde desenvolveu na manhã desta sexta-feira (24) na Unidade Básica de Saúde do Bairro Cidade Alta uma ação preventiva tendo como público alvo as gestantes da comunidade.

A Enfermeira Padrão, Claudia Amanda Gudeiky, palestrou sobre a importância do Pré-natal para uma gravidez saudável com foco na prevenção de futuros agravos patológicos e assistência emocional.

“Nosso objetivo é proporcionar atenção qualificada e humanizada por meio de condutas acolhedoras a essas gestantes. O pré-natal é essencial para o bem estar físico, mental e biopsicossocial da gestante, do bebê e de toda a família”, comentou a enfermeira que também respondeu as perguntas, questionamentos e dúvidas das gestantes presentes.

A Odontóloga da UBS do Bairro Cidade Alta, Ariane Del Papa, falou do tratamento dentário durante a gravidez que deve ser muito cuidadoso, pois dentro da mulher há um ser frágil que sente tudo o que acontece ao seu redor, principalmente com sua mamãe. 

“É importante que as gestantes saibam que tem direito a este atendimento aqui na Unidade Básica de Saúde. Aproveitamos para orientar sobre os cuidados que as grávidas devem ter com relação ao consumo excessivo de doces, escovação correta, uso de fio dental, evitar se alimentar fora de hora, e o principal, fazer o agendamento para o acompanhamento odontológico durante a gravidez. Portanto, a grávida pode receber tratamento dentário durante a gravidez e em qualquer fase”, destacou a Dentista Ariane Del Papa.

A equipe da Coordenadoria de Educação em Saúde utilizando-se de recursos audiovisuais fez uma abordagem sobre a Dengue, Chikungunya e em especial Zika Vírus todos causados pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Repassamos a elas todas as informações sobre os cuidados, a transmissão, o tratamento sintomático e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor”, enfatizou a Agente de Endemias, Jussara Xavier.

Também participaram das atividades de prevenção em saúde a Coodenadora da Educação em Saúde Mahira Luana e a Agentes Comunitária de Endemias, Rosicleia de Souza.

Gravidez e Zika Vírus

Até o momento, não se conhece o mecanismo pelo qual o vírus Zika causa microcefalia. Sabe-se que ele entra no organismo materno pela picada do Aedes Aegypti e após, pela circulação sanguínea, chega ao feto. Como este vírus tem predileção pelo tecido nervoso, esse é o tecido no qual ele provocará o dano que resulta na microcefalia.

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá