Matupá homenageia seu ilustre fundador

Dr. Hermínio Ometto, filho de imigrantes italianos, nascido em 14 de janeiro de 1.914 em Piracicaba, interior de São Paulo, dono de “determinação inesgotável” voltada ao setor socioeducacional, seu objetivo era edificar, ampliar, oferecer emprego e prosperar, mantendo os ideais de imparcialidade e dinamismo.

           Casou-se com Dª Duse Ruegger Ometto em 1.936, que o define como “Cavaleiro da Fé e do Trabalho, da Coragem e da Generosidade”, formou-se em Ciências Econômicas e Administração pela PUC de Campinas em 1.946.

            Tendo um cérebro privilegiado e mentor de grandes idéias e visão ampla, expandiu suas ações, sendo que a cidade de Matupá foi projetada no entroncamento da BR 163 e BR 080 pela colonizadora Agropecuária Cachimbo, empresa do Grupo Ometto, com base em Araras, estado de São Paulo.

           O nome dado pelos empreendedores à cidade foi sugerido ao Dr. Hermínio Ometto pelo escritor Hernani Donato em novembro de 1.985; de origem Tupi, que significa “Floresta ou Mato Abençoado por Deus ou Floresta à Beira D’Água”.

          Matupá é um programa de colonização muito especial, implantado a partir da necessidade da criação de um centro regional, sendo uma cidade ampla e planejada ao estilo das cidades mais modernas. Suas ruas modernamente traçadas facilitam o escoamento do trânsito. As bases urbanísticas da cidade foram idealizadas pelos catedráticos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Paulo, Dr. Cândido Malta Campos Filho e Dr. Carlos Costa.

          O Grupo Ometto investiu pesadamente na região, a quem é creditada a fundação do lugar, a 19 de Setembro de 1.984, através da Agropecuária Cachimbo S/A.

         A vida do Dr. Hermínio Ometto se imbuiu de nos deixar lições de determinação, respeito, dedicação e empreendedorismo.

          A história e os ideais de Hermínio Ometto não terminam com sua morte no ano de 1.986, mas, vive na memória e no coração do povo matupaense que se recorda da maneira carinhosa de seus grandes feitos e de seu precioso caráter.

Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Matupá